Virginia Satir:

Sobre

Virgina Satir (1916 – 1989), terapeuta conhecida internacionalmente. É considerada a pioneira na constituição do pensamento sistêmico no trabalho terapêutico em diversos segmentos: Terapia familiar, Constelação Familiar, PNL.

Foi uma das idealizadora, fundadora e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Mental (MRI) em Palo Alto, Califórnia no final da década de 50, juntamente com Don Jackson, Jules Raskin e Gregory Bateson.

É uma das líderes da formulação de ideias nas áreas de estudos interacionais sistêmicos, incluindo o tratamento de indivíduos, casais e famílias. No MRI desenvolveu pesquisas sobre a interação familiar e as relações entre os membros saudáveis e os doentes, bem como ministrou treinamentos em terapia familiar, que ficaram famosos no mundo.

Uma das habilidades da Virginia Satir era treinar as pessoas para contatar e interagir com as partes internas delas mesmas, especialmente as partes modeladas dos membros familiares.

Criou a denominação conhecida como Posturas de Satir – Acusador, Apaziguador, Congruente e Evasivo, que foram utilizadas como modelo para treinar as pessoas a representar e melhor entender os aspectos importantes das suas partes e dos membros familiares.

Uma das ideias mais inovadoras de V. Satir na época era a de “questão presente” ou “problema de superfície”, isto é, a ideia de que a questão que se apresentava raramente era o problema real, mas sim a forma como as pessoas lidavam com a questão criava o problema.

 

Fale Conosco!